26 e 27 de setembro de 2025 | Evento híbrido (presencial + on-line)
O II Congresso Internacional de Educação e Saúde da Universidade do Vale do Sapucaí (II CIES) tem como objetivo ser um espaço de divulgação científica dos dois principais eixos de produção de conhecimento da instituição – que historicamente estão concentrados em Educação e Saúde. Além disso, a iniciativa procura fomentar as práticas interdisciplinares de investigação nessas duas áreas de conhecimento. O evento se projeta como uma importante ação de extensão da instituição, que procura agregar, entre outras coisas, um impacto positivo na comunidade acadêmica, tanto a nível local como regional, nacional e internacional.
Apoiado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, o evento é organizado pelos pesquisadores dos programas de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS – Mestrado e Doutorado) e em Ciências aplicadas à Saúde (PPGPCAS – Mestrado e Doutorado profissional) da Univás.
O II Congresso Internacional de Educação e Saúde da Universidade do Vale do Sapucaí (II CIES) tem como objetivo ser um espaço de divulgação científica dos dois principais eixos de produção de conhecimento da instituição – que historicamente estão concentrados em Educação e Saúde. Além disso, a iniciativa procura fomentar as práticas interdisciplinares de investigação nessas duas áreas de conhecimento. O evento se projeta como uma importante ação de extensão da instituição, que procura agregar, entre outras coisas, um impacto positivo na comunidade acadêmica, tanto a nível local como regional, nacional e internacional.
Apoiado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, o evento é organizado pelos pesquisadores dos programas de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS – Mestrado e Doutorado) e em Ciências aplicadas à Saúde (PPGPCAS – Mestrado e Doutorado profissional) da Univás.
O II Congresso Internacional de Educação e Saúde da Universidade do Vale do Sapucaí (II CIES) tem como objetivo ser um espaço de divulgação científica dos dois principais eixos de produção de conhecimento da instituição – que historicamente estão concentrados em Educação e Saúde. Além disso, a iniciativa procura fomentar as práticas interdisciplinares de investigação nessas duas áreas de conhecimento. O evento se projeta como uma importante ação de extensão da instituição, que procura agregar, entre outras coisas, um impacto positivo na comunidade acadêmica, tanto a nível local como regional, nacional e internacional.
Apoiado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, o evento é organizado pelos pesquisadores dos programas de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS – Mestrado e Doutorado) e em Ciências aplicadas à Saúde (PPGPCAS – Mestrado e Doutorado profissional) da Univás.
O congresso promove práticas interdisciplinares e conecta pesquisadores, estudantes e profissionais do Brasil e do exterior, criando um espaço privilegiado para troca de conhecimentos e experiências nas áreas de Educação e Saúde.
O congresso promove práticas interdisciplinares e conecta pesquisadores, estudantes e profissionais do Brasil e do exterior, criando um espaço privilegiado para troca de conhecimentos e experiências nas áreas de Educação e Saúde.
O congresso promove práticas interdisciplinares e conecta pesquisadores, estudantes e profissionais do Brasil e do exterior, criando um espaço privilegiado para troca de conhecimentos e experiências nas áreas de Educação e Saúde.
Organizado pelos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Ciências Aplicadas à Saúde, o evento reafirma o compromisso da Univás com a produção de conhecimento de qualidade e o impacto social positivo.
Organizado pelos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Ciências Aplicadas à Saúde, o evento reafirma o compromisso da Univás com a produção de conhecimento de qualidade e o impacto social positivo.
Organizado pelos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Ciências Aplicadas à Saúde, o evento reafirma o compromisso da Univás com a produção de conhecimento de qualidade e o impacto social positivo.
Os trabalhos podem ser submetidos dentro dos seguintes eixos temáticos:
Os trabalhos podem ser submetidos dentro dos seguintes eixos temáticos:
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Reconhecendo a Educação como um processo permanente (life long learning / educação ao longo da vida) e complexo (tendo em vista que diferentes variáveis devem ser consideradas na sua produção), o evento prioriza a divulgação de pesquisas (concluídas ou em andamento) que visam refletir, de maneira rigorosa, crítica e preferencialmente interdisciplinar, sobre os processos educativos que nos desafiam na atualidade, extrapolando o contexto de ensino e aprendizagem, da pesquisa e da formação, para outros no que dizem respeito às práticas sociais, à saúde, às políticas públicas, ao mundo do trabalho e da profissionalização, às legislações, às práticas discursivas e às condições materiais e simbólicas da existência humana.
Reconhecendo a Educação como um processo permanente (life long learning / educação ao longo da vida) e complexo (tendo em vista que diferentes variáveis devem ser consideradas na sua produção), o evento prioriza a divulgação de pesquisas (concluídas ou em andamento) que visam refletir, de maneira rigorosa, crítica e preferencialmente interdisciplinar, sobre os processos educativos que nos desafiam na atualidade, extrapolando o contexto de ensino e aprendizagem, da pesquisa e da formação, para outros no que dizem respeito às práticas sociais, à saúde, às políticas públicas, ao mundo do trabalho e da profissionalização, às legislações, às práticas discursivas e às condições materiais e simbólicas da existência humana.
Reconhecendo a Educação como um processo permanente (life long learning / educação ao longo da vida) e complexo (tendo em vista que diferentes variáveis devem ser consideradas na sua produção), o evento prioriza a divulgação de pesquisas (concluídas ou em andamento) que visam refletir, de maneira rigorosa, crítica e preferencialmente interdisciplinar, sobre os processos educativos que nos desafiam na atualidade, extrapolando o contexto de ensino e aprendizagem, da pesquisa e da formação, para outros no que dizem respeito às práticas sociais, à saúde, às políticas públicas, ao mundo do trabalho e da profissionalização, às legislações, às práticas discursivas e às condições materiais e simbólicas da existência humana.
Prioriza-se as pesquisas aplicadas à Saúde, preferencialmente aquelas linhas de atuação científico-tecnológicas com características interdisciplinares e que se concentram no desenvolvimento de novos produtos e técnicas relacionadas à Fitoterapia e Plantas Medicinais em Lesões Teciduais; à Gestão e qualidade em lesões teciduais; à Padronização de procedimentos e inovações em lesões teciduais e/ou na divulgação e aplicação de novos conhecimentos nas diferentes áreas da educação em saúde. Essas áreas de concentração das pesquisas em saúde visam o desenvolvimento científico e tecnológico e sua transferência para a iniciativa privada e/ou para o setor público, promovendo, em última instância, o desenvolvimento humano e o da sociedade.
Prioriza-se as pesquisas aplicadas à Saúde, preferencialmente aquelas linhas de atuação científico-tecnológicas com características interdisciplinares e que se concentram no desenvolvimento de novos produtos e técnicas relacionadas à Fitoterapia e Plantas Medicinais em Lesões Teciduais; à Gestão e qualidade em lesões teciduais; à Padronização de procedimentos e inovações em lesões teciduais e/ou na divulgação e aplicação de novos conhecimentos nas diferentes áreas da educação em saúde. Essas áreas de concentração das pesquisas em saúde visam o desenvolvimento científico e tecnológico e sua transferência para a iniciativa privada e/ou para o setor público, promovendo, em última instância, o desenvolvimento humano e o da sociedade.
Prioriza-se as pesquisas aplicadas à Saúde, preferencialmente aquelas linhas de atuação científico-tecnológicas com características interdisciplinares e que se concentram no desenvolvimento de novos produtos e técnicas relacionadas à Fitoterapia e Plantas Medicinais em Lesões Teciduais; à Gestão e qualidade em lesões teciduais; à Padronização de procedimentos e inovações em lesões teciduais e/ou na divulgação e aplicação de novos conhecimentos nas diferentes áreas da educação em saúde. Essas áreas de concentração das pesquisas em saúde visam o desenvolvimento científico e tecnológico e sua transferência para a iniciativa privada e/ou para o setor público, promovendo, em última instância, o desenvolvimento humano e o da sociedade.
Participe do II CIES Univás 2025
Até dia 26 de setembro de 2025
Garanta sua vaga no maior evento de Educação e Saúde da região!
Inscreva-se agoraPrazo final: 12 de setembro de 2025
Modalidades: Comunicação Oral ou Painel
Formato: Arquivo .docx (Word). A Submissão de trabalhos deverá ser realizada exclusivamente pelo e-mail congressoeducacaosaude@univas.edu.br. O texto deverá estar em conformidade com o Template de Resumo disponibilizado
Enviar ResumoInformações importantes para os trabalhos aprovados
Informações importantes para os trabalhos aprovados
Informações importantes para os trabalhos aprovados
• O evento tem como objetivo principal promover o compartilhamento de conhecimentos e experiências relacionados à educação e saúde. Todos os trabalhos frutos de pesquisas envolvendo essas áreas são bem-vindos.
• Podem ser submetidos os resumos de pesquisas em andamento ou concluídas, desde que contenham ao menos resultados parciais.
• O resumo deverá conter no máximo 2 páginas.
• A apresentação oral será de 10 minutos com mais 5 minutos de discussão. O modelo do template de slides está disponibilizado abaixo.
• Para ambas as modalidades de trabalhos - apresentação oral e banner - serão permitidos no máximo 5 (cinco) autores (as) em cada trabalho.
• Caso o (a) autor (a) queira submeter mais de um trabalho para avaliação, deverá realizar uma inscrição para cada um dos trabalhos enviados.
• Para trabalhos que tiverem mais de um (a) autor (a), os certificados de apresentação serão confeccionados com os nomes de todos (as) os (as) autores (as).
• O evento tem como objetivo principal promover o compartilhamento de conhecimentos e experiências relacionados à educação e saúde. Todos os trabalhos frutos de pesquisas envolvendo essas áreas são bem-vindos.
• Podem ser submetidos os resumos de pesquisas em andamento ou concluídas, desde que contenham ao menos resultados parciais.
• O resumo deverá conter no máximo 2 páginas.
• A apresentação oral será de 10 minutos com mais 5 minutos de discussão. O modelo do template de slides está disponibilizado abaixo.
• Para ambas as modalidades de trabalhos - apresentação oral e banner - serão permitidos no máximo 5 (cinco) autores (as) em cada trabalho.
• Caso o (a) autor (a) queira submeter mais de um trabalho para avaliação, deverá realizar uma inscrição para cada um dos trabalhos enviados.
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• O resumo deverá conter no máximo 2 páginas.
• A apresentação oral será de 10 minutos com mais 5 minutos de discussão. O modelo do template de slides está disponibilizado abaixo.
• Para ambas as modalidades de trabalhos - apresentação oral e banner - serão permitidos no máximo 5 (cinco) autores (as) em cada trabalho.
• Caso o (a) autor (a) queira submeter mais de um trabalho para avaliação, deverá realizar uma inscrição para cada um dos trabalhos enviados.
• Para trabalhos que tiverem mais de um (a) autor (a), os certificados de apresentação serão confeccionados com os nomes de todos (as) os (as) autores (as).
Informações importantes para os trabalhos aprovados
Informações importantes para os trabalhos aprovados
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• Até 10 minutos de apresentação
• 5 minutos para arguição
• Apresentador deve ser um dos autores
• Utilizar recursos multimídia (PPT, vídeos)
• Até 10 minutos de apresentação
• 5 minutos para arguição
• Apresentador deve ser um dos autores
• Utilizar recursos multimídia (PPT, vídeos)
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• Apresentador deve ser um dos autores
• Utilizar recursos multimídia (PPT, vídeos)
• Tamanho: 90cm x 120cm (vertical)
• Fixar em local designado
• Horário específico para apresentação
• Conter título, autores, introdução, metodologia, resultados e conclusões
• Tamanho: 90cm x 120cm (vertical)
• Fixar em local designado
• Horário específico para apresentação
• Conter título, autores, introdução, metodologia, resultados e conclusões
• Tamanho: 90cm x 120cm (vertical)
• Fixar em local designado
• Horário específico para apresentação
• Conter título, autores, introdução, metodologia, resultados e conclusões
Formato híbrido: presencial e online
Unidade Fátima da UNIVÁS
Av. Pref. Tuany Toledo, 470 – Pouso Alegre/MG
Marques Plaza Hotel
Av. Prefeito Tuany Toledo, 801 – Pouso Alegre/MG
Plataforma Microsoft Teams
Link de acesso será enviado após inscrição
Torne-se um patrocinador do CIES 2025
Cota | Benefícios | Valor |
---|---|---|
Diamante | Banner, folder, homepage, camiseta, cartaz de divulgação, backdrop, palestra comercial e stand da empresa durante todo evento | R$10.000 |
Platina | Banner, folder, palestra comercial, homepage, camiseta e cartaz de divulgação | R$5.000 |
Ouro | Banner, folder, homepage e cartaz de divulgação | R$3.000 |
Prata | Banner, folder, homepage e brindes | R$2.000 |
Bronze | Banner e folder | R$1.000 |
• Dr. Alberto de Vitta (Docente do PPGEducS)
• Dra. Adriana Rodrigues dos Anjos Mendonça (Docente do PPGPCAS)
• Dr. Atílio Catosso Salles (Docente do PPGEducS)
• Dr. Cássio José de Oliveira Silva (Docente do PPGEducS)
• Dra. Diba Maria Sebba Tosta de Souza (Docente do PPGPCAS)
• Estela Costa Ferreira (Discente do PPGEducS)
• Dra. Joelma Pereira de Faria (Docente do PPGEducS)
• Dr. José Dias da Silva Neto (Docente do PPGEducS e do PPGPCAS)
• Luiz Francisley de Paiva (Discente do PPGPCAS)
• Dr. Rodrigo Rios Faria de Oliveira (Docente do PPGEducS)
• Dr. Ronaldo Júlio Baganha (Docente do PPGEducS)
• Dr. Alberto de Vitta (Docente do PPGEducS)
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• Dr. Alberto de Vitta
• Dra. Adriana Rodrigues dos Anjos Mendonça
• Dr. Alexandre Clappina Hueb
• Dr. Ana Beatriz Alkmim Teixeira Loyola
• Dr. Atílio Catosso Salles
• Dra. Beatriz Bertolaccini Martinez
• Dr. Cássio José de Oliveira Silva
• Dra. Daniela Francescato Veiga
• Dra. Diba Maria Sebba Tosta de Souza
• Dr. Diego Henrique Pereira
• Dra. Florita Gonzales Lopes Mundim
• Dr. Francisco Evangelista
• Dr. Geraldo Magela Salomé
• Dra. Jaqueline Jóice Muniz
• Dra. Joelma Pereira de Faria
• Dr. José Dias da Silva Neto
• Dra. Letícia Rodrigues de Souza
• Dr. Ricardo da Silva Alves
• Dr. Rodrigo Rios Faria de Oliveira
• Dr. Ronaldo Júlio Baganha
• Dr. Taylor Brandão Schneider
• Dr. Virginio Cândido Tosta de Souza
• Dra. Valeria O. de Vasconcelos
• Dr. Volter Henrique Marinho dos Santos
• Dr. Alberto de Vitta
• Dra. Adriana Rodrigues dos Anjos Mendonça
• Dr. Alexandre Clappina Hueb
• Dr. Ana Beatriz Alkmim Teixeira Loyola
• Dr. Atílio Catosso Salles
• Dra. Beatriz Bertolaccini Martinez
• Dr. Cássio José de Oliveira Silva
• Dra. Daniela Francescato Veiga
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• Dr. Ronaldo Júlio Baganha
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• Dr. Volter Henrique Marinho dos Santos
• Dr. Amaro Ricardo - Instituto Politécnico da Universidade Katyavala Bwila (UKB) e do Instituto Superior Politécnico de Benguela (ISPB), Angola
• Dr.a. Carla Beatris Valentini - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
• Dr.a. Carla Cliene Baptista da Silva – Universidade Federal de São Paulo
• Dra. Fabiana Cristina Frigieri de Vitta – Universidade Estadual Paulista (Unesp)
• Dr. Henrique da Silva Domingues - Universidad de Jaén – Espanha
• Dr. Manoel Monfort – Universidade de Valência (ES)
• Dr. Marcos de Moraes Souza - Instituto Federal Goiano
• Dra. Maria José da Silva Fernandes - Universidade Estadual Paulista (Unesp)
• Dr. Matias Noll – Instituto Federal Goiano - Ceres
• Dr. Roberto Lardoeyt Ferrerr - Instituto Superior Politécnico “Alborecer da Juventude” – Angola
• Dr.a. Rosangela Sanches da Silveira Gileno - Universidade Estadual Paulista (Unesp)
• Dr. Amaro Ricardo - Instituto Politécnico da Universidade Katyavala Bwila (UKB) e do Instituto Superior Politécnico de Benguela (ISPB), Angola
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• Dr. Marcos de Moraes Souza - Instituto Federal Goiano
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